Quais os sintomas de gravidez em cada fase da gestação?

Agosto 05, 2019

Quais os sintomas de gravidez em cada fase da gestação?

Os principais sintomas de cada fase da gestação

Quando a mulher engravida, seu corpo passa por diversas mudanças para se adaptar ao bebê que está crescendo e se desenvolvendo dentro dela. Com isso, surgem os sintomas de gravidez que acompanharão a mulher ao longo de todo o período gestacional. Algumas mulheres podem notá-los alguns dias após a concepção, mas nem todas percebem esses sinais. 


Enjoo, atraso menstrual e aumento no tamanho dos seios são indicadores que levam as mulheres a fazer o teste de farmácia para comprovar a gravidez. Para auxiliar as gravidinhas de plantão, vamos falar aqui sobre os principais sintomas de cada fase, ajudando elas a amenizar os incômodos e curtir esse momento mágico. 



Primeiro trimestre de gravidez


O primeiro trimestre de gravidez vai da 1ª até a 12ª semana de gestação. Nesse período, a mulher sente muito enjoo e alguns outros incômodos, como dor de cabeça, indisposição e muito sono. Outros sintomas comuns dessa fase são o aumento da vontade de fazer xixi, prisão de ventre e inchaço abdominal, além de maior sensibilidade nos seios.


Essa fase também é descrita pelas futuras mamães como uma das mais desafiadoras, por conta doturbilhão de hormônios e emoções que elas sentem ao descobrir que estão gerando uma nova vida. É muito importante que a gestante comece o acompanhamento com o obstetra, assim que for comprovada a gravidez, tudo para garantir a saúde dela e do bebê até o final da gestação. 

 Coffret da Infancia


Segundo trimestre de gravidez


O período entre a 13ª e a 26ª semana de gestação corresponde ao segundo trimestre de gravidez. Nesta fase, a futura mamãe já superou os sintomas incômodos das primeiras semanas e sofre apenas com a ansiedade para descobrir o sexo do bebê e escolher o nome perfeito. 


Agora o corpo da mulher começa a ficar visivelmente diferente, já que a tão desejada barriguinha começa a aparecer, fato que pode causar um pouco de desconforto na região da barriga. Além disso, ela pode começar a sentir algumascontrações de treinamento, conhecidas como contrações de Braxton Hicks, e também vai perceber o aumento do apetite, já que o bebê demanda mais nutrientes para se desenvolver. 

Petit Coffret da Fada do Dente

Terceiro trimestre de gravidez


O terceiro trimestre de gravidez começa na 27ª semana e dura até o momento do parto. A essa altura da gestação, a mamãe já está com uma barrigona e sentindo muita vontade de fazer xixi e apresentando desconforto na hora de dormir ou mesmo por conta da falta de ar - o bebê está ficando tão grande que faz o útero pressionar os pulmões, causando certa dificuldade de respirar. Inchaço nas pernas, queimação no estômago e pressão/dor nos púbis são outros sintomas percebidos pela mulher. 


Com tantas mudanças no corpo e na vida, a mamãe pode se sentiransiosa e preocupada com o futuro. É importante lembrar que todas essas alterações regridem depois do nascimento do bebê. Assim, a nova mamãe pode curtir as últimas semanas de barrigão tranquilamente. 

Régua de crescimento


O parto


Finalmente chegou o momento mais esperado dos 9 últimos meses! O parto geralmente acontece entre a 37ª e a 40ª semana da gestação. Quando acontece do bebê nascer com menos de 36 semanas, ele é considerado um bebê prematuro. Também pode acontecer da gestação passar de 40 semanas e ser necessário induzir o parto ou fazer a cesárea. 


O trabalho de parto é diferente para cada mulher e também de uma gravidez para a outra, variando o tempo e os sintomas. No geral, a mulher pode começar a perceber que o momento doparto se aproxima, quando o bebê se encaixa e ela sente o alívio da pressão nos pulmões ou por conta da azia. 


As contrações e o rompimento da bolsa são os sintomas mais conhecidos e perceptíveis de que o bebê está a caminho, mas existem outros, como: a saída do tampão, uma substância pegajosa e de cor rosa ou marrom e um pouco manchada de sangue. É ele que mantém o útero selado durante a gestação. Quando sai, é um sinal de que seu corpo está se preparando para entrar em trabalho de parto. 

Coffret da Infância Azul


É muito importante informar seu obstetra de todos os sintomas, pois é ele quem vai te indicar o melhor momento de ir para o hospital.


Inscreva-se