Quais os principais benefícios de ter uma cama montessoriana?

Setembro 18, 2019

cama montessoriana

Uma das partes mais divertidas da gestação é a decoração do quarto do bebê. São diversos estilos, modelos de berços e camas, cores e enfeites. Uma das tendências de decoração mais procurada pelos futuros pais atualmente é a montessoriana: um estilo de décor inspirado na filosofia pedagógica de Montessori, que prega a ideia de que a criança precisa desenvolver sua autonomia desde cedo, além de receber estímulos para alcançar um melhor desenvolvimento físico, psicológico e social.

Além dos móveis baixosproporcionais às crianças com elementos lúdicos , uma das características mais marcantes desse estilo é a cama montessoriana, com colchão bem próximo do chão, masnão é recomendado que ele fique diretamente no chão, e sim sobre umestrado, para favorecer a ventilação e evitar a proliferação de fungos.Além de fazer muito  sucesso com seu formato de casinha, que dá um toque de charme à decoração do quarto, a cama montessoriana também é peça-chave para garantir a eficácia do método.

Confira abaixo os principais benefícios de ter uma cama casinha montessoriana.

Liberdade de ir e vir

O quarto montessoriano é inteiramente planejado no nível baixo para permitir que as crianças tenham livre acesso à cama, aos brinquedos, livros e armários e, assim, estimular a autonomia delas. Seja para brincar ou descansar, a criança pode se deitar e levantar da cama com autonomia.

Praticidade e economia

A cama montessoriana é destinada a idades variadas, então não existe a necessidade de trocar de cama depois que o bebê crescer um pouco mais, fazendo com que ela seja uma opção muito prática e econômica para a família.

Segurança

Como o colchão fica bem próximo ao chão, a segurança é uma das várias vantagens desse modelo de cama. Alguns modelos até possuem grade de proteção, então os pais podem dormir tranquilos.

Gostou da ideia da caminha montessoriana? Qual é seu tipo favorito de decoração? Deixe seu comentário abaixo! 


Inscreva-se