7 Benefícios da leitura para as crianças

agosto 30, 2023

7 Benefícios da leitura para as crianças

Na era digital, a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrônicos. Assim, incentivar a leitura desde cedo se torna primordial: as histórias oferecem às crianças oportunidades de entrar em contato com estímulos diversos, desde folhear das páginas até imaginar e interpretar narrativas e ficções.

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura traga vários benefícios para as crianças na primeira infância:

 

  1. Incentiva a interpretação e imaginação
  2. Estimula a criatividade
  3. Diverte a criança
  4. Incentiva o desenvolvimento sensorial & socioemocional
  5. Favorece a aquisição de cultura
  6. Melhora a escrita
  7. Estimula atitudes críticas e éticas

 

a leitura possui papel fundamental na educação infantil (que seja na escola ou em casa) e na formação social do indivíduo. Além de contribuir para o processo de alfabetização e construção da linguagem, o ato de ler auxilia a criança a compreender o mundo que a cerca, colocando-a em contato com novas ideias e conhecimentos. 

Quando devo começar a ler para o meu filho?

O mais cedo!! Interagir com livros (animais, formas, cores...) desde a fase bebê é muito importante. Incluir na rotina da sua casa a leitura de histórias para as crianças é um dos melhores hábitos que pode ter. Além de proporcionar um momento de forte intimidade com seus filhos, os benefícios para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação são bagagens poderosas para a vida.

 

A leitura permite desenvolver habilidades essenciais para crianças:

1-Criar laços e afeto

Os livros, quando lidos em conjunto, possuem a capacidade de promover o afeto entre orador e ouvinte, criando laços essenciais para um desenvolvimento socioemocional saudável. Esses momentos de vivência e leitura em família ficam nas melhoras lembranças da primeira infância.

Além disso, através das diferentes narrativas e personagens, os livros ajudam a criança a identificar e experienciar diferentes emoções, como medo, compaixão, empatia, raiva e alegria. Esse processo será fundamental para que ela compreenda os seus próprios sentimentos e construa a sua própria identidade. 

2-Incentivar imaginação e favorecer o bem-estar

Nesse momento tão exposto aos dispositivos eletrônicos, os livros acabam sendo, muitas vezes, esquecidos. Entretanto, a leitura é uma ótima outra forma de diversão, estimulando a imaginação das crianças, permitindo um momento de relaxamento e de quietude. Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento que favorece a qualidade do sono. 

3-Desenvolver o pensamento crítico

Ao ler sobre diferentes temas e assuntos, e se deparar com novas ideias e conceitos, a criança passa a questionar o mundo ao seu redor, desenvolvendo um senso crítico mais apurado. Tal habilidade é fundamental na formação do indivíduo, pois está relacionada à saber controlar os seus impulsos, respeitar as diferentes opiniões, argumentar e ter uma participação ativa na sociedade.

Se seu filho/ sua filha gosta de ler e escrever, descubra o livro das lembranças da escola: 

https://www.petitlouarth.com.br/collections/album-escolar-lembrancas-da-escola

 

Você sabía que a data de 2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil?Foi escolhida para celebrar a literatura infantil e homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A pequena sereia.

 Anualmente, um país é escolhido para ser o patrocinador do Dia Internacional do Livro Infantil. Esse país escolhe um tema e um autor ou autora importante para escrever uma mensagem. Além disso, um ilustrador ou ilustradora de renome também é escolhido(a) para fazer um pôster. O Brasil foi o patrocinador do Dia Internacional do Livro Infantil em 2003 e 2016.

Esse ano o patrocinador foi EUA com o tema: A musica das palavras

 


Deixe um comentário

Inscreva-se