Por que cultivar lembranças de infância é importante no crescimento do bebê?

Junho 04, 2019

Por que cultivar lembranças de infância é importante no crescimento do bebê?

As lembranças de infância muitas vezes têm cheiro, sabor e sons. Sensações vivas de um período tão especial e único. Quando estamos no processo de gestação e, especialmente, após o nascimento dos nossos filhos, cada dia que passa há um registro contemplado como verdadeiro tesouro.

O ultrassom gravado, a pulseira da maternidade, a primeira colher, o primeiro dente de leite, mecha de cabelo cortado, entre outros itens que fizeram parte dessa história de amor são arquivos preciosos. Esse tipo de cuidado é compreensível, já que os pais e responsáveis pelo bebê são os guardiões dessa fase da vida.

Importância das lembranças da infância

Contudo, essas memórias permeiam mais que objetos. Elas agem no cérebro dos pequenos nas mais diversas situações durante a vida. A ciência explica que os laços da primeira infância, dos 0 aos 6 anos, podem determinar posturas mais inteligentes emocionalmente na fase adulta.

O conjunto de experiências e aprendizados a que uma criança é exposta nesse período influenciará na construção de sua personalidade. Especialistas estudam e analisam com afinco a inteligência emocional há anos e a infância é protagonista nestes estudos.

Em 2018, pesquisadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas mais altruístas e afetivas são mais habilitadas para reconhecer estados emocionais dos outros e essa capacidade exige grande atividade em regiões importantes do cérebro, como a junção temporoparietal e o córtex pré-frontal medial. Parte desse desenvolvimento cerebral é construído durante os primeiros anos de vida, por meio de saúde mental e do afeto.

Sendo assim, lembranças da infância são realmente valiosas e sua construção permeia o universo dos objetos, ações, palavras e gestos que exaltem o contentamento e amor que adultos dedicam ao seu bebê.

Essa postura, de fato, tocará a existência de pais, filhos e do mundo que receberá um adulto mais consciente e empático.  

A Petit Louarth é uma marca com foco em exaltar essas ações. São presentes para encantar as famílias durante esse período especial e mágico, tornando-o atemporal, delicadamente sofisticado e divertido. Nossos produtos possuem qualidade, segurança e sonhos embutidos, em uma simetria lúdica e emocionante. Vivenciamos a infância no fundo do coração.

lembranças da infancia


Inscreva-se