Como o dente de leite pode salvar a vida do seu filho no futuro?

agosto 30, 2023

criança com janelinha dente de leite

Abordamos em nosso artigo anterior a importância, no aspecto emocional, de cultivar lembranças da primeira infância. Os dentes de leite são um dos itens mais guardados pelos pais como especial recordação desse ritual de crescimento de seus bebês.

A troca de dentição acontece como um marco desse período, pois nascem e caem, geralmente, durante os sete primeiros anos da criança.  

No entanto, sua importância vai além de recordações e da divertida brincadeira de permuta por presentes da fada do dente. Descobertas científicas recentes atestam que guardar os dentes de leite pode ajudar a salvar vidas.

O Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia dos Estados Unidos anunciou que células-tronco derivadas de dentes de leite podem ser usadas em numerosos procedimentos médicos. A partir desses pequenos dentinhos, pesquisadores poderão extrair informações sobre as células-tronco que ajudarão a curar a própria criança, no caso de alguma doença grave.

Como agem as células-tronco no organismo humano

As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer célula do corpo. Isso quer dizer que seu uso é efetivo em tratamentos complexos, como combater a um câncer, por exemplo.

Geralmente, colhe-se células-tronco, também chamadas de estaminais, por meio da medula óssea em um processo doloroso. Mas foi constatado que os dentes de leite são carregados desse tipo de composição. Por eles é muito mais fácil acessar esse potente tipo de informação biológica.

As células-tronco podem ser usadas para regenerar os ossos, no crescimento de células neurais, na prevenção de ataques cardíacos, regeneração do fígado e tratamento de diabetes. E a cada ano novas possibilidades são descobertas, todas a partir do dente de leite.

Ainda de acordo com a agência de saúde norte-americana, estas células podem ajudar no crescimento de tecido ocular e dos ossos, até 10 anos após a queda dos dentes.

Embora esses tratamentos estejam em fase inicial, os cientistas acreditam que em uma ou duas décadas já estarão estruturados e disponíveis para a população. Por isso, há uma orientação para que os pais guardem os primeiros dentes de seus filhos imediatamente.

A Petit Louarth apoia essa iniciativa com seu petit coffret da fada do dente, baseada nos princípios de segurança, emoção e amor. Pois, por meio de nossos produtos - presentes para encantar as famílias, com diversão e sofisticação - vivenciamos ainfância no fundo do coração.  

Fada do dente


Deixe um comentário

Inscreva-se