Como o dente de leite pode salvar a vida do seu filho no futuro?

Junho 10, 2019

criança com janelinha dente de leite

Abordamos em nosso artigo anterior aimportância, no aspecto emocional, de cultivar lembranças da primeira infância. Os dentes de leite são um dos itens mais guardados pelos pais como especial recordação desse ritual de crescimento de seus bebês.

A troca de dentição acontece como um marco desse período, pois nascem e caem, geralmente, durante os sete primeiros anos da criança.  

No entanto, sua importância vai além de recordações e da divertida brincadeira de permuta por presentes da fada do dente. Descobertas científicas recentes atestam que guardar os dentes de leite pode ajudar a salvar vidas.

O Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia dos Estados Unidos anunciou que células-tronco derivadas de dentes de leite podem ser usadas em numerosos procedimentos médicos. A partir desses pequenos dentinhos, pesquisadores poderão extrair informações sobre as células-tronco que ajudarão a curar a própria criança, no caso de alguma doença grave.

Como agem as células-tronco no organismo humano

As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer célula do corpo. Isso quer dizer que seu uso é efetivo em tratamentos complexos, como combater a um câncer, por exemplo.

Geralmente, colhe-se células-tronco, também chamadas de estaminais, por meio da medula óssea em um processo doloroso. Mas foi constatado que os dentes de leite são carregados desse tipo de composição. Por eles é muito mais fácil acessar esse potente tipo de informação biológica.

As células-tronco podem ser usadas para regenerar os ossos, no crescimento de células neurais, na prevenção de ataques cardíacos, regeneração do fígado e tratamento de diabetes. E a cada ano novas possibilidades são descobertas, todas a partir do dente de leite.

Ainda de acordo com a agência de saúde norte-americana, estas células podem ajudar no crescimento de tecido ocular e dos ossos, até 10 anos após a queda dos dentes.

Embora esses tratamentos estejam em fase inicial, os cientistas acreditam que em uma ou duas décadas já estarão estruturados e disponíveis para a população. Por isso, há uma orientação para que os pais guardem os primeiros dentes de seus filhos imediatamente.

A Petit Louarth apoia essa iniciativa com seu petit coffret da fada do dente, baseada nos princípios de segurança, emoção e amor. Pois, por meio de nossos produtos - presentes para encantar as famílias, com diversão e sofisticação - vivenciamos ainfância no fundo do coração.  

Fada do dente


Inscreva-se