A verdadeira história da fada do dente

junho 12, 2020 10 Comentários

A fada do dente trocando dente de leite por moeda

As erupções dentárias dolorosas que começam por volta dos 6 meses do bebê serão apenas uma má lembrança quando a criança, já crescida, tiver todos os seus dentes de leite. Mais tarde, por volta dos 6 anos, quando a fase banguela chega, com a queda do primeiro dente até a do último (aos 12),é muito comum que aparece a lenda da fada do dente substituindo o dente de leite por uma moeda ou presentinho . Este ritual praticado em inúmeros países tem uma finalidade muito simples: tranquilizar as crianças e mostrar de fato que eles estão crescendo!

 

Mas de onde que vem este mito popular?

Tem que procurar na França a origem da lenda da fada do dente que lá chama-se ¨La Bonne Petite Souris¨ (a boa ratinha) e data do fim do século 17. Se trata de um conto escrito por Madame d´Aulnoy, naquele uma rainha é aprisionada por um rei muito mau e, no intuito de se libertar, pede ajuda a um ratinho em sua cela.

Para isso, O roedor que na verdade é uma fada disfarçada esconde-se debaixo da almofada do rei. Durante a noite como vingança, roí-lhe as orelhas, o nariz e o atormenta pelo resto da vida.

A lenda da fada do dente, porém, só apareceu no meio do século 20, e a mídia teve um grande papel nas tradições e na popularização, assim como em lendas do Papai Noel e do coelhinho da Páscoa.

A fada do dente tomou diversas aparências de acordo com cada País: Na França e muitos países de idioma espanhol (Espanha, Argentina, México, Venezuela....) a fada é uma ratinha ou um ratinho. Já nos EUA, Canada, Alemanha ou Brasil, conhecemos a fada do dente (Tooth fairy)

Petit Louarth, com sua origem franco-brasileira, desenvolveu um álbum dental que permite entrar na lenda da fada do dente de forma diferenciada, um kit lindamente ilustrado com uma fadinha-ratinha única que visita todas as crianças do Mundo a noite, após a queda do dente de leite e deixa ¨na caixinha da troca¨ um pequeno tesouro...mas que não leva o dentinho: ela o guarda com muito amor: Descobra, seguindo o link:https://www.petitlouarth.com.br/collections/petit-coffret-da-fada-do-dente-album-dental

 

Quer saber mais das tradições da Fada do dente pelo Mundo?

França: A ratinha troca dentinhos por moedinha
A ratinha La Bonne Petite Souris (a ratinha boa), vem a noite pegar o dentinho e deixa moedinha debaixo do travesseiro em contrapartida.

Espanha: O ratinho Pérez troca dentes de leite por presentinhos
O dinheiro não é o que motiva as crianças espanholas a deixarem seus dentes para o ratinho conhecido como "Raton Pérez". Elas gostam mesmo do presentinho que ele deixa debaixo do travesseiro, após abandonar a caixa de biscoitos onde vive com a companheira La Ratita Presumida para ir em busca do dente.

Itália: O ratinho é ajudante da Fada do dente
As crianças italianas acreditam tanto na Fada dos Dentes quanto no Rato dos Dentes, que é ajudante da fada. Por isso, elas deixam seus dentes debaixo do travesseiro ou da perna de uma mesa. E há ainda as que acreditam que Santa Apolônia (padroeira das visitas ao dentista) é quem leva embora o dente, após visitar a casa da criança com sua carruagem feita de dentes e... puxada por ratinhos. Quanta imaginação!

Japão: As crianças jogam os dentinhos no telhado
Na terra do sol nascente a criançada joga os dentes no telhado da casa ou no próprio chão. E não há recompensas físicas. Apenas a crença de que dessa forma outros dentes crescerão no lugar.

Alemanha: As crianças recebem dinheiro da Fada do dente
Apesar de comemorar o dia da Fada dos Dentes, que acontece em todo 22 de agosto, as crianças não fazem trocas. Elas mantêm seus dentes de leite guardados e ainda recebem dinheiro da fada. Espertas, não?!

Turquia: As crianças enterram os dentinhos
Os dentes de leite podem garantir ou prever a futura vocação de uma criança turca. Se o dente de leite for enterrado perto de um consultório médico, por exemplo, suas chances de seguir na profissão de médico aumentam. Já se for colocado perto de um estádio, ela pode se tornar um grande jogador. Sim, há crenças para tudo!

Inglaterra: As crianças queimam os dentinhos
Quando o primeiro dente de leite da criança cai, ela o queimam. Assim, ela acredita que nenhum dente nascerá torto.

 


10 Respostas

ulumoro
ulumoro

setembro 11, 2020

] Amoxicillin 500 Mg pjv.wkew.petitlouarth.com.br.mlq.zz http://mewkid.net/when-is-xuxlya/

eqolbaqui
eqolbaqui

setembro 11, 2020

No Prescription[/url] Amoxicillin Online wvm.hwkz.petitlouarth.com.br.fkx.ef http://mewkid.net/when-is-xuxlya/
abozonuwroj
abozonuwroj

setembro 10, 2020

500mg Dosage[/url] Buy Amoxicillin Online yku.ldlo.petitlouarth.com.br.tkb.cl http://mewkid.net/when-is-xuxlya/
onukutuv
onukutuv

setembro 10, 2020

] Amoxicillin 500mg zxn.sqap.petitlouarth.com.br.brb.nh http://mewkid.net/when-is-xuxlya/

afutezariowe
afutezariowe

setembro 07, 2020

Amoxicillin Online[/url] Amoxicillin 500mg clg.gewy.petitlouarth.com.br.tus.gu http://mewkid.net/when-is-xuxlya/
eyeyueregeci
eyeyueregeci

setembro 07, 2020

] Amoxicillin 500mg Capsules gbu.yksr.petitlouarth.com.br.wdn.ip http://mewkid.net/when-is-xuxlya/

zfrCmdKHvFR
zfrCmdKHvFR

julho 21, 2020

PBdOcXyzRZ

uSRrpbGvJgdZK
uSRrpbGvJgdZK

julho 21, 2020

azreTFXm

PXaDBshFfOmtALV
PXaDBshFfOmtALV

julho 19, 2020

LEdXgvVT

HaeNbyLX
HaeNbyLX

julho 19, 2020

pTnqWSKloLFAd

Deixe um comentário

Inscreva-se